Seja um apoiador do Projeto Eu Amo Paraty!

Tudo que você precisa para bombar seu negócio nas redes sociais está aqui! 

Ao apoiar o projeto você recebe acesso a um Banco de imagens completissimo com mais de 14.142 imagens de Paraty, além  de centenas de vídeos prontos e takes editáveis!

São mais de 50 apoiadores que formam juntos a maior rede de divulgação de Paraty!

Igreja de Nossa Senhora das Dores

imoveis (6 de 28)

Igreja Nossa Senhora das Dores (ou Capelinha)

A Igreja começou a ser construída em 1800, pelo Padre Antônio Xavier da Silva Braga, e até 1820 ainda não havia sido terminada. Paraty era o porto utilizado para escoar o café do Vale do Paraíba.

Em 1870 foi terminada a Estrada de Ferro D. Pedro II, ligando o Vale do Paraíba direto ao Rio de Janeiro sem passar por Paraty. Com isso veio a decadência econômica da cidade, e a igreja ficou abandonada até 1901, quando a Irmandade de Nossa Senhora das Dores, composta somente por mulheres, a reformou quase que em sua totalidade. 

A irmandade cuidava da igreja e era a responsável pelas festas do Ciclo da Páscoa. É atualmente conhecida como “Capela das Dores” ou “Capelinha”. Projetada para ter duas torres, apenas uma foi concluída. Na parte de trás da igreja há um cemitério em estilo columbário (com tumbas embutidas). Observeos detalhes da sacadas internas em madeira rendilhada e o galo marcador da direção dos ventos na torre.

Em 2009 a Igreja passou por ampla restauração, que contou com recuperação da cobertura, substituição das peças danificadas do piso, entre outras ações. Por sua importância histórica, a Igreja de Nossa Senhora das Dores foi tombada pelo IPHAN em 1962.


hdr (5 de 5)

Ela abre aos sábados, das 13:30 até as 18:00. Vale ressaltar que não é cobrado ingresso.

Não é permitida a entrada em trajes de banho, nem com equipamento de filmagem ou fotografia.

Vídeo

Mapa de Acesso:

[mapsmarker marker=”22″]

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn