Esta postagem inaugura um espaço dedicado às postagens de Diuner Mello, um dos maiores pesquisadores e nosso arauto na defesa da história de Paraty. Como admirador do seu trabalho, deixo aqui meu agradecimento pessoal ao Diuner, que com muita generosidade me permitiu reproduzir seus artigos neste site. Muito obrigado meu amigo! (GN)
“O Governo Municipal e o Centro Histórico”
Passam-se prefeitos e mais prefeitos e nenhum deles dá atenção devida à preservação do Sitio Histórico.
Cabe- me lembrar que a preservação e conservação do Centro Histórico tombado (Estadual, Federal e pela UNESCO) cabe ao governo Municipal, que aprovou as leis, decretos, portarias etc. que tratam do assunto. São leis municipais cujo cumprimento cabe a ele impor e fiscalizar seu cumprimento.
Posso estar enganado, mas creio que foi somente no primeiro governo do Sr. Aloysio de Castro que refizeram o calçamento de alguns trechos de ruas.
Mas, vocês devem estar se perguntando o porquê deste assunto agora?
Como informei antes tive que remexer meus antigos arquivos à procura de uns documentos e nesse trabalho resolvi escolher alguns para publicar. Dentre estes separei este expediente enviado ao prefeito de então. Está assinado pela Maria José Rameck, Presidente do IHAP, na época, Regina Célia Gama Miranda (Associação Amigos de Paraty) e eu Casa da Cultura de Paraty.
Nesta carta citamos vários problemas e solicitamos as providências cabíveis. Notem que à margem dos parágrafos o Prefeito Municipal anotou as Secretarias e Departamentos os itens que lhes cabia resolver.
Nota-se que, infelizmente. Passados 28 anos pouca coisa foi resolvida.







