Paraty-Mirim é o nome de uma linda praia, e também do bairro onde ela está localizada. A praia de Paraty-Mirim possui uma extensa faixa de areia e uma boa parte é coberta por mata nativa, mar calmo de águas mornas, bom para banho, e é um lugar excelente seja para quem deseja passar o dia, seja para quem tem mais tempo disponível e quer se hospedar no local, onde vale a pena curtir as trilhas e passeios disponíveis como os de caiaque e barco.
Onde fica?
O bairro está a 17,8km de distância do centro da cidade. O acesso que leva até Paraty-Mirim parte da BR101 (Rio Santos), no altura do km 593.
É possível chegar de carro, moto, e também pela linha de ônibus municipal da Colitur que partem da rodoviária de Paraty e possuem Paraty-Mirim como destino final.
Clique aqui para saber os horários de ônibus da Colitur! Também é possível chegar de barco até lá!
O que tem lá?
Localizados no acesso à praia, pertinho da praia, alguns quiosques servem porções, bebidas e refeições.Bem próximo à praia também existe uma linda capelinha, chamada de Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída junto à Praia do Paraty Mirim. A igreja data de 1720 e foi a primeira igreja construída em Paraty.
É uma igreja simples, com um só altar, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem, em madeira, encontra-se no Museu de Arte Sacra de Paraty. Detalhe curioso é a não existência de torre e o fato de o sino estar assentado na parede lateral da igreja sob uma viga de pedra.
Nesta praia também pode-se alugar barcos para visitar outras lindas praias da região, como a região do Saco do Mamanguá que fica logo ao lado! Além da opção de ir de barco, existe também uma trilha que parte de Paraty-Mirim e leva até o Saco do Mamanguá! Outra trilha de cerca de 2km leva até a Praia do Furado, uma pequena e pitoresca praia bem escondida. Ela fica de frente para a Ilha da Cotia, outra atração muito procurada pelos turistas náuticos.
Dica especial!
Também existe uma comunidade de índios Guarani nas proximidades. A região de Paraty-Mirim foi incluída dentro de algumas área de preservação ambiental. O Parque Estadual de Paraty-Mirim compreende toda a Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu e a Reserva Ecológica de Juatinga.
Alguns estacionamentos com valor entre 20 e 30 reais acolhem os visitantes. Nas épocas de alta temporada, o local pode ficar bem lotado, já que também é ponto de partida de muitos visitantes que vão até o Saco do Mamanguá, e deixam seus veículos estacionados ali para seguir adiante de barco.
O que é preciso levar?
Como há bastante quiosques e infraestrutura disponível, não é preciso levar comida nem bebida. Câmeras, repelente, protetor solar e muito bom humor continuam sendo itens recomendados! Os quiosques aceitam cartão, mas é sempre bom levar algum dinheiro vivo.